Comunicação nos Media Sociais

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2017/2018

Código: CS30026
Sigla: CMS
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
CS 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Ricardo Jorge Melo Nunes
Corpo docente: Ricardo Jorge Melo Nunes

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Enfrentar os desafios do digital em sua multiplicidade de territórios e plataformas é um dos desafios desta unidade curricular. Concentrando-se na comunicação difundida por uma variedade de canais, pretende-se enfrentar e discutir as múltiplas ofertas tecnológicas e conteúdo permanentemente adaptado; O forte apelo à integração / participação individual / coletiva; Os novos jogadores; Foco centrado no usuário - personalização e egocasting; Comunicação integrada e multitarefa; O desenvolvimento de estratégias de comunicação para diferentes plataformas. O conteúdo é suportado em estudos de caso: Facebook, Youtube; Google; Instagram, WhatsApp, aplicativos .; Etc

 Conceptualmente enquadra as correntes dominantes do pensamento;
 Conhece e utiliza adequadamente os princípios teóricos e técnicos que caracterizam as diversas plataformas e técnicas de comunicação;
 Produz texto crítico sobre fenômenos comunicacionais emergentes;

Conteúdos programáticos

1. Ambiente digital: transversalidade tecnológica;
2. Contexto de bits e tipificação do consumidor;
3. Redes: pensar, produzir, distribuir, consumir, compartilhar;
4. Marketing e publicidade (móvel, mcommerce, trendy) na mídia (conteúdo, comunidade, gestão e viralidade);
5. Análise do Estudo de Caso:
• Facebook
• Youtube
• Google
• Instagram
• Whatsapp
• Aplicações
• Comece
Snapchat
• Outras


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os objetivos são em torno de três áreas principais:
(A) domínio conceitual dos sujeitos abordados;
(B) organização e gestão do conhecimento, evidenciando a apropriação e uso de conceitos diferenciados;
(C) adopção de uma atitude crítica e interveniente em relação aos vários cenários de comunicação emergentes.

Metodologias de ensino

Aulas de exposição
Trabalho em equipa

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A articulação entre as metodologias adotadas e os objetivos delineados deve conduzir a uma apropriação efetiva dos conteúdos do programa ea sua posicionamento crítico.

Metodologia e provas de avaliação

1. Participação ativa na discussão dos temas incluídos no programa (20%)
2. Leitura e apresentação de textos (30%) OBRIGATÓRIO
3. Frequência da avaliação (50%) OBRIGATÓRIO

Regime de assiduidade

A assiduidade é considerada em 20% da avaliação global

Bibliografia

Barómetro da Comunicação 2015 – prospectivas para os media
https://obercom.pt/wp-content/uploads/2016/06/Barómetro-da-Comunicação-2015-Prospectivas-para-os-media.pdf (29.01.2017)

Cádima, Francisco Rui (2015)
A Era Digital, Lisboa, Media XXI

Cádima, Francisco Rui (2010)
A Televisão, o Digital e a Cultura Participativa, Lisboa, Formalpress

Cádima, Francisco Rui ( 2009)
Media, Redes e Comunicação, Lisboa, Quimera

Cardoso, Gustavo (2014)
Os Media na Sociedade em Rede, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian

CASTELLS, Manuel (2004)
A Galáxia Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade.
Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian

GILLMOR, Dan (2005)
Nós os Media. Lisboa: Editorial Presença

JENKINS, HENRY
Cultura de Convergência

QUALMAN, ERIK (2010)
Socialnomics, Como os Media Sociais estão a transformar o modo como vivemos e como fazemos negócios. Lisboa: Editorial Presença

KOTLER, Philip
Marketing 3.0

Bibioteca Online das Ciências da Comunicação
bocc.ubi.pt

Obercom – Observatório da Comunicação
obercom.pt

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