Código: | CS30026 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | CMS | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências da Comunicação e da Linguagem | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Ricardo Jorge Melo Nunes |
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Corpo docente: |
Ricardo Jorge Melo Nunes |
Português
Enfrentar os desafios do digital em sua multiplicidade de territórios e plataformas é um dos desafios desta unidade curricular. Concentrando-se na comunicação difundida por uma variedade de canais, pretende-se enfrentar e discutir as múltiplas ofertas tecnológicas e conteúdo permanentemente adaptado; O forte apelo à integração / participação individual / coletiva; Os novos jogadores; Foco centrado no usuário - personalização e egocasting; Comunicação integrada e multitarefa; O desenvolvimento de estratégias de comunicação para diferentes plataformas. O conteúdo é suportado em estudos de caso: Facebook, Youtube; Google; Instagram, WhatsApp, aplicativos .; Etc
Conceptualmente enquadra as correntes dominantes do pensamento;
Conhece e utiliza adequadamente os princípios teóricos e técnicos que caracterizam as diversas plataformas e técnicas de comunicação;
Produz texto crítico sobre fenômenos comunicacionais emergentes;
1. Ambiente digital: transversalidade tecnológica;
2. Contexto de bits e tipificação do consumidor;
3. Redes: pensar, produzir, distribuir, consumir, compartilhar;
4. Marketing e publicidade (móvel, mcommerce, trendy) na mídia (conteúdo, comunidade, gestão e viralidade);
5. Análise do Estudo de Caso:
• Facebook
• Youtube
• Google
• Instagram
• Whatsapp
• Aplicações
• Comece
Snapchat
• Outras
Os objetivos são em torno de três áreas principais:
(A) domínio conceitual dos sujeitos abordados;
(B) organização e gestão do conhecimento, evidenciando a apropriação e uso de conceitos diferenciados;
(C) adopção de uma atitude crítica e interveniente em relação aos vários cenários de comunicação emergentes.
Aulas de exposição
Trabalho em equipa
A articulação entre as metodologias adotadas e os objetivos delineados deve conduzir a uma apropriação efetiva dos conteúdos do programa ea sua posicionamento crítico.
1. Participação ativa na discussão dos temas incluídos no programa (20%)
2. Leitura e apresentação de textos (30%) OBRIGATÓRIO
3. Frequência da avaliação (50%) OBRIGATÓRIO
A assiduidade é considerada em 20% da avaliação global
Barómetro da Comunicação 2015 – prospectivas para os media
https://obercom.pt/wp-content/uploads/2016/06/Barómetro-da-Comunicação-2015-Prospectivas-para-os-media.pdf (29.01.2017)
Cádima, Francisco Rui (2015)
A Era Digital, Lisboa, Media XXI
Cádima, Francisco Rui (2010)
A Televisão, o Digital e a Cultura Participativa, Lisboa, Formalpress
Cádima, Francisco Rui ( 2009)
Media, Redes e Comunicação, Lisboa, Quimera
Cardoso, Gustavo (2014)
Os Media na Sociedade em Rede, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian
CASTELLS, Manuel (2004)
A Galáxia Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade.
Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
GILLMOR, Dan (2005)
Nós os Media. Lisboa: Editorial Presença
JENKINS, HENRY
Cultura de Convergência
QUALMAN, ERIK (2010)
Socialnomics, Como os Media Sociais estão a transformar o modo como vivemos e como fazemos negócios. Lisboa: Editorial Presença
KOTLER, Philip
Marketing 3.0
Bibioteca Online das Ciências da Comunicação
bocc.ubi.pt
Obercom – Observatório da Comunicação
obercom.pt
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